contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

Aprenda a cuidar dos cabelos no inverno

cabelos

Aprenda a cuidar dos cabelos no inverno

Quando falamos em inverno, o cuidado com a pele é sempre colocado em primeiro lugar, por conta da necessidade de hidratação. Mas não podemos esquecer também dos cabelos, que precisam de atenção nesta época do ano. Por isso, para ter fios fios saudáveis, sedosos e bem tratados, é necessário hidratá-los regularmente para enfrentar as baixas temperaturas.

“Durante esse período as pessoas costumam laver os cabelos com água muito quente, provocando a descamação do couro cabeludo. O ar seco e a baixa umidade contribuem para deixar as madeixas com frizz e ressecadas”, afirma Marília Kikuchi, técnica de Beleza da Condor.

A especialista recomenda lavar o cabelo em dias alternados, com água morna, finalizando com um jato de água fria. Isso ajuda a fechar as cutículas e deixar o cabelo com mais brilho. É importante também evitar dormir com os fios molhados para não causar a proliferação de fundos e bactérias.

Ela alerta que na hora de hidratar deve-se ter cuidado com algumas questões. “O correto é realizar uma avaliação dos fios, checar a situação da fibra capilar e verificar o tipo de cabelo para hidratá-lo de forma eficaz”, afirma Marília.

Para os secos e com química, o recomendável é hidratá-los semanalmente com máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos, pois oferecem hidratações mais profundas. Segundo a técnica de beleza, este tipo de procedimento deve ser feito sob orientação de um profissional e não deve ser realizado com frequência, pois os fios endurecem e se rompem.

Pessoas que têm cabelos oleosos também devem prestar atenção. Ao contrário do que se possa imaginar, a oleosidade não é sinônimo de cabelo hidratado, já que ela fica apenas na raiz e não chega ao comprimento do fio, onde acontece o ressecamento. O mais indicado é fazer uma assepsia do couro cabeludo (com argila, por exemplo) para retirar o excesso de oleosidade e, só depois, hidratar os fios. A hidratação pode ser feita a cada 20 dias com cremes menos densos para evitar a aplicação próxima da raiz do cabelo ou diretamente ao couro cabeludo, para não estimular ainda mais a oleosidade e a descamação da região.

Já para quem têm cabelos sem processos químicos, o recomendável é a utilização de ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os tornam sedosos e maleáveis rapidamente. Um prazo de 20 a 30 dias entre uma hidratação e outra é o mais indicado.

Sem comentários

Comentário