contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

Benefícios da caminhada

caminhada

Benefícios da caminhada

Um dos exercícios físicos mais populares é a caminhada, que não exige muitos requisitos além da disposição e força de vontade. A prática não tem contraindicações e é recomendada para pessoas de qualquer faixa etária e peso. O simples fato de caminhar traz diversos benefícios para a saúde, melhorando a circulação sanguínea e auxiliando na prevenção de inflamações pulmonares. Além disso, o hábito constante melhora a digestão e fortalece os ossos, permitindo a redução ou prevenção da osteoporose.

Uma caminhada completa é composta por inúmeros componentes para que o processo seja eficiente. Entre eles temos a cadência, que indica o número de passos por minuto e passada, sendo representada pelo espaço de tempo entre o contato do mesmo pé com o chão novamente. O ciclo da marcha, ou seja, o ritmo da caminhada, também é importante uma vez que a intensidade deve ser intensificada de modo gradual. É indicado iniciar o exercício em um ritmo lento e confortável e aumentar a velocidade da passada conforme o condicionamento físico é melhorado.

Antes de iniciar o hábito saudável da caminhada é necessário tomar certos cuidados para que o corpo se adapte facilmente e não sofra com recursos prejudiciais utilizados pelo indivíduo. Entre os principais aspectos está o aquecimento, que permite o aumento constante da frequência respiratória e cardíaca antes da atividade física. Desta forma evitam-se problemas como câimbras e dores musculares. Além disso, é importante prestar atenção na adaptação do corpo à atividade física, como já dito anteriormente. É recomendável que a duração do exercício comece de forma breve e seja aumentado aos poucos. A sugestão é iniciar com caminhadas diárias de vinte ou trinta minutos e após uma semana adicionar dez ou quinze minutos ao tempo de duração.

 

Com que roupa eu vou?

Outro fator muito importante para garantir o pleno funcionamento do exercício se encontra no vestuário. O mais importante dentro desse quadro é o calçado utilizado, pois um tênis que não seja o adequado pode causar problemas a curto e longo prazo. Os tênis indicados para caminhadas são mais rígidos, ao contrário dos flexíveis utilizados em corridas para absorção de impacto. É interessante ainda que o tênis escolhido seja metade ou até mesmo um número maior do que o habitual calçado pela pessoa, evitando que a pressão causada durante a caminhada cause um atrito prejudicial às unhas.

E na escolha de roupas deve-se priorizar o uso de vestuários leves, como bermuda e regata no caso de homens e shorts ou calças, tops ou regatas para mulheres. A utilização de tops deve ser do tipo narrador ou cruzado nas costas para garantir a sustentação do busto, o que auxilia para a postura da coluna e evita dores nas costas. A escolha por materiais leves ajudam na prática esportiva e permitem um conforto maior durante o período de exercícios. Desta forma a pessoa ainda ajuda na própria transpiração e liberação de calor, necessários para evitar o desgaste do corpo. A utilização de bonés e olhos escuros também são indicados para ambos os gêneros visando proteger os olhos e diminuir a incidência solar em excesso.

É importante lembrar que, antes de praticar qualquer atividade física, é preciso consultar um médico para verificar qual exercício melhor se adapta ao seu perfil.

Gostou destas dicas? Então compartilhe com os amigos.

Foto: Pixabay

Sem comentários

Comentário