contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

5 motivos para consumir a dupla arroz com feijão

arroz com feijão

5 motivos para consumir a dupla arroz com feijão

Que o arroz com feijão é um dos pratos mais tradicionais e queridos dos brasileiros, ninguém tem dúvida. A tradicional combinação também é perfeita se for considerado o seu valor nutricional.

A origem do prato na história, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mostra que o arroz branco foi adicionado no cardápio por influência portuguesa. Já o feijão, segundo a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), foi incorporado à culinária primeiro com os indígenas e depois com os negros escravos, que tinham como hábito a ingestão do grão em todas as refeições. Mas foi Dom João VI quem primeiro apreciou no Brasil a mistura que é sucesso até hoje entre os brasileiros.

Com tanta popularidade, não se pode deixar de listar os 5 benefícios nutricionais apontados pela nutricionista Carla vespa, da Escola Dínamos, que mostram por que esta dupla é nota 10. Confira!   

1 – Apesar da fama de carboidrato, o arroz, tão popular no dia a dia dos brasileiros, tem muitos benefícios à saúde. Um estudo feito pela Escola de Medicina de Baylor University, localizada no Texas, EUA, comprovou que quem consome uma porção (100g) de arroz (branco ou integral) diariamente apresenta maior quantidade de sais minerais (como ferro e magnésio) no corpo e menor teor de gordura corporal.

2 – O arroz também regula a pressão arterial, equilibra o colesterol e previne o diabetes.

3 – A melhor forma de ingerir esse cereal é junto com o feijão ou com leguminosas, como a lentilha, pois eles se complementam.

4 – Juntos, o arroz e o feijão também fornecem uma boa quantidade proteica, pois, enquanto o arroz é rico em metionina – um aminoácido responsável pela formação muscular –, o feijão, além de conter ferro e fibras, é rico em lisina – que também é um aminoácido, mas é responsável pelo crescimento ósseo.

5 – Essa combinação perfeita contribui para o controle glicêmico.

Agora você vai preparar aquele belo prato de arroz e feijão com gosto, não é?

Sem comentários

Comentário