contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

5 dicas para se livrar ou amenizar a celulite

celulite

5 dicas para se livrar ou amenizar a celulite

Os furinhos na pele incomodam muitas mulheres, no entanto, é possível prevenir a celulite ou recorrer a dicas para eliminá-la

Você está tomando banho e ao olhar para determinadas regiões do seu corpo percebe certos desníveis na pele, alguns furinhos. Depois de se dar conta do aparecimento das celulites resolve que não vai mais vestir aquele biquíni lindo que comprou para usar no fim de semana e passa a não se sentir confortável ao exibir seu corpo. Calma, nem tudo está perdido. Existe solução para a celulite. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o tema e ainda apresentamos cinco dicas que farão você se livrar dela ou amenizá-la. Confira!

 

O que é celulite?

A celulite tem como nome técnico Lipodistrofia Ginóide. O seu aparecimento ocorre por modificações causadas pelo acúmulo de gordura, água e toxinas na pele. As células, que ficam cheias e endurecidas, acabam provocando desníveis no local como ondulações e retrações ou nódulos.

A celulite é algo grave?

O maior problema em relação a celulite é o desconforto estético. Não precisa se assustar, ter celulite não é considerado um quadro médico grave. Mas, os buraquinhos na pele podem provocar uma série de inseguranças com o corpo.

Conheça os cinco graus de celulite

Os principais locais onde a celulite pode aparecer são: a coxa, os glúteos, a nuca, os braços e o abdômen. O desenvolvimento dela pode ter como característica os desníveis ou o aspecto de uma casca de laranja, apresentando cinco diferentes graus.

No grau zero ao ficar em pé ou deitado a pele fica lisa, já ao pinçar os dedos na região aparecem ondulações. No grau de número um, a pele continua lisa caso esteja em pé ou deitado, mas ao pinçar, além das ondulações, também surgem depressões e covinhas. Essas formações já aparecem de forma espontânea no grau dois. A diferença entre o terceiro e o segundo grau é que as formações do terceiro vão ser bem mais visíveis, sendo possível sentir os nódulos ao apalpar. No grau quatro, a região da celulite apresentará dor.

Como se livrar ou amenizar a celulite?

A principal raiz das celulites pode ser a predisposição genética ao desenvolvimento delas. O aumento dos hormônios femininos também pode contribuir para o aparecimento dos furinhos. Apesar disso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Separamos cinco delas para que você se livre ou diminua a celulite. Veja!

1. Mantenha-se hidratada

Como falamos no início deste artigo, o acúmulo de toxinas provoca o aparecimento da celulite. A ingestão regular de água melhora todo o funcionamento do nosso corpo, fazendo com que essas toxinas sejam eliminadas. Assim, os nutrientes poderão chegar até a pele, diminuindo as chances de aparecimento de celulites.

2. Evite alguns tipos de alimento

Ter uma alimentação balanceada também contribui para evitar o aparecimento de celulites e diminuir as que já existem. Ao tentar resolver o problema é importante desenvolver massa magra, o que só será alcançado com exercícios físicos, próximo tópico da nossa lista, e uma alimentação saudável. O segredo é evitar a ingestão de comidas com grandes quantidades de gordura saturada, sódio ou açúcar e dar prioridade às proteínas, as fibras e as hortaliças.

3. Pratique exercícios físicos

Deixar o sedentarismo de lado é de extrema importância para provocar mudanças no corpo e principalmente na sua pele. A prática de exercícios físicos, além de promover a queima de gordura, ainda estimula a circulação sanguínea e por consequência melhora a aparência da pele. Algumas atividades sugeridas são a caminhada, a corrida, o pilates e a musculação.

pilates

4. Recorra a massagens

As massagens são considerados procedimentos estéticos simples. Ainda que trate especificamente da redução de medidas, a massagem modeladora, por exemplo, auxilia no aumento da circulação do sangue e no desaparecimento das celulites.

A drenagem linfática é um exemplo de técnica que melhora a circulação e ajuda na eliminação das toxinas, duas necessidades de quem busca deixar as celulites de lado. Sendo realizado no mínimo duas vezes na semana, o procedimento aumenta a vontade de ir ao banheiro e contribui para a diminuição da retenção de líquidos no corpo.

5. Procure métodos estéticos específicos

Depois de seguir esses passos, pode ser que alguns furinhos insistam em ficar com você. Não precisa entrar em desespero, as clínicas de estética possuem procedimentos específicos para fazer a celulite sumir. No entanto, não adianta procurar os melhores locais ou profissionais sem antes adotar as dicas apresentadas nos outros tópicos. Para alcançar bons resultado na extinção da celulite é preciso mudar o estilo de vida.

Um dos tratamentos mais indicados é o de radiofrequência, que estimula a produção de colágeno. A partir disso, ocorre a quebra das traves fibrosas, responsáveis pela retração do tecido e pelo aparecimento dos desníveis na pele. A celulite também pode ser tratada com laser. O procedimento consiste na aplicação de anestesia local, depois são feitas duas pequenas incisões para que sejam inseridas as cânulas com a fibra óptica do instrumento. Assim, o laser é aplicado e destrói a gordura localizada, estimulando também a produção de colágeno e a quebra das traves fibrosas.

Cremes para celulite funcionam?

O mercado oferece diferentes tipos de produtos que prometem o fim da celulite. Contudo, só os que possuem retinol na sua fórmula são realmente efetivos, estimulando a produção de colágeno. Vale lembrar que esses cremes serão mais eficientes em celulites de grau inicial, em casos das de tipo quatro, que são doloridas, o indicado é procurar um dermatologista.

Mais do que ficar livre dos buraquinhos que tanto incomodam, a aplicação das nossas dicas também proporcionará a você uma melhor qualidade de vida. Por isso, tenha mente que uma pele perfeita é reflexo de uma vida com hábitos saudáveis, ou seja, para que o nosso exterior esteja bem, é preciso cuidar do nosso interior também. Pode até parecer difícil inicialmente, mas o foco e a persistência trarão resultados positivos. E, no fim, tudo terá valido a pena.

 

Já seguiu ou planeja seguir alguma de nossas dicas? Deixe seu comentário!

 

Leia também Benefícios da caminhada

Sem comentários

Comentário