[mkdf_icon_list_item icon_pack="linear_icons" linear_icon="lnr-envelope" title_font_weight="600" title_font_family="default-font-family" icon_size="15" icon_color="#ffffff" title="contato@foconobemestar.com.br " title_size="11" title_color="#ffffff" space_title_and_icon="" margin_bottom="0px"]
[mkdf_icon_list_item icon_pack="linear_icons" linear_icon="lnr-map-marker" title_font_weight="600" title_font_family="default-font-family" icon_size="15" icon_color="#ffffff" title="Rio de Janeiro" title_size="11" title_color="#ffffff" space_title_and_icon="" margin_bottom="0px"]
[mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://twitter.com/Foconobemestar" target="_blank" margin="7px 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://www.facebook.com/foconobemestar/" target="_blank" margin="0 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://www.instagram.com/foconobemestar/" target="_blank" margin="0 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://plus.google.com/109364190293142138470/posts" target="_blank" margin="0 0 0 0" icon_color="#ffffff"]
Top

Inverno: época de conviver com as gripes e os resfriados

gripes

Inverno: época de conviver com as gripes e os resfriados

Durante o inverno é muito normal que adultos e principalmente as crianças fiquem mais propensas a ter gripes e resfriados. Pensando nisso, o Dr. Marco Aurélio Safadi, professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital Sabará, orienta sobre os sintomas, a prevenção, os mitos e as crenças sobre estas duas infecções. 

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe e os resfriados são infecções comuns do sistema respiratório. Apesar das pessoas confundirem, chamando um resfriado de gripe ou uma gripe leve de resfriado, existem diferenças fundamentais entre essas duas infecções:

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, altamente contagiosa, causada unicamente pelo vírus “influenza”, potencialmente grave e que pode provocar epidemias. Apesar de ser uma doença, na maioria das pessoas, benigna e auto-limitada, podem ocorrer complicações, como por exemplo, as pneumonias, podendo provocar até a morte, especialmente em determinados grupos, como os idosos, as crianças pequenas e nos portadores de doenças crônicas (como asma, diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares etc.).

Os sintomas da gripe são febre (38oc a 40oc) de início abrupto com duração de pelo menos dois ou três dias, calafrios, dores musculares, cansaço, mal estar, falta de apetite, tosse, dor de garganta e de cabeça, ocasionando sensação de intensa fraqueza.

O resfriado comum é uma infecção que acomete as vias aéreas superiores, causada por diferentes vírus sendo os rinovírus os mais freqüentes.

Os resfriados têm início progressivo, seus sintomas são normalmente mais brandos e de curta duração, raramente observa-se febre, acometem mais o nariz e a garganta e se caracterizam principalmente por: coriza, congestão nasal, espirros, dor de garganta e tosse.

Os resfriados podem ocorrer várias vezes no ano, causados por diferentes vírus. Já a gripe geralmente ocorre uma vez por ano, durante o período de circulação do vírus influenza.

Qual a maneira mais eficaz de se prevenir da gripe?

A melhor maneira de se prevenir da gripe é por meio das vacinas. A exemplo do que ocorre com outras vacinas, a doença pode ocorrer mesmo em pessoas vacinadas; porém, nestes casos, a gripe é mais leve e com recuperação mais rápida do que em não-vacinados. Devemos nos lembrar também que para gerar proteção, são necessários pelo menos 15 dias após a vacinação para que tenhamos anticorpos protetores. Além disso, a vacina da gripe não oferece nenhuma proteção contra doenças causadas por outros vírus, que não o vírus influenza.

Quem deve receber a vacina da gripe?

O Ministério da Saúde recomenda a vacina de gripe anualmente para: idosos (mais de 60 anos), crianças de 6 meses a 5 anos de idade; crianças com mais de 6 meses e adultos de qualquer idade que façam parte dos chamados grupos de risco (portadores de asma e de outras doenças pulmonares crônicas, doenças cardíacas, doenças metabólicas, como o diabetes mellitus, pessoas com comprometimento da imunidade e pessoas que façam uso crônico de ácido acetil salicílico), gestantes e puérperas.

Bebês com menos de 6 meses podem receber a vacina?

A vacina não pode ser feita em crianças menores de 6 meses de idade; assim, a melhor maneira de protegê-las é através da vacinação dos seus familiares e das pessoas que tenham contato com estas crianças. A melhor época para fazer a vacina é no início do outono, antes do início da temporada de gripe.

Alguns mitos e crenças

Existem muitos mitos e crendices populares em relação à gripe e seu tratamento. Importante salientar que os estudos científicos não conseguiram demonstrar que o uso de vitamina C ou o consumo de chás como os de hortelã e menta diminuam as complicações da gripe.

Andar descalço, beber gelado ou tomar banho quente e sair no tempo frio, são situações que podem desencadear rinite e outras manifestações respiratórias, principalmente em pessoas alérgicas, não estando, entretanto, relacionados à gripe propriamente dita.

Achou esta matéria útil? Compartilhe com seus amigos.

Foto: Freepik

Share
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function wellspring_mikado_get_social_share_html() in /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/post-formats/standard.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/lib/mkd.functions.php(864): include() #1 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/lib/mkd.functions.php(883): wellspring_mikado_get_template_part('framework/modul...', '', Array) #2 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/blog-functions.php(524): wellspring_mikado_get_module_template_part('templates/singl...', 'blog') #3 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/holder.php(10): wellspring_mikado_get_single_html() #4 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/fra in /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/post-formats/standard.php on line 30