contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

Receitas para variar o cardápio do dia a dia

cardápio

Receitas para variar o cardápio do dia a dia

A base de uma alimentação saudável é a comida de verdade, feita com ingredientes que vêm da natureza. Mas como transformar a compra da feira um cardápio variado e saboroso, antes que estrague na geladeira?

Em seu novo livro, Rita ensina o uso dos 30 principais legumes, hortaliças e raízes. Cada capítulo de O Que Tem na Geladeira? é dedicado exclusivamente a um alimento principal: da abóbora ao tomate, Rita vai do antepasto à sobremesa mostrando ao leitor que alimentação saudável é acessível e passa longe de ingredientes caros e “da moda” – como quinoa, chia e linhaça. “Com a cenoura, por exemplo, além da deliciosa sopinha com curry e leite de coco, podemos preparar desde um ragu para servir com polenta (sim!, ragu de cenoura), passando pelo clássico bolo com cobertura de chocolate e até o kulfi, um incrível sorvete indiano”, comenta Rita.

Além das preparações, para ajudar a transformar a compra da feira em refeições práticas e deliciosas, sem cair na monotonia, o livro revela a fórmula da Rita para criar receitas. “O leitor vai ganhar muita autonomia”, diz a autora. Spoiler: a fórmula é baseada em três pontos; cortes dos alimentos, métodos de cozimento e combinações de sabor.

“A variação é fundamental para a alimentação saudável de verdade – é importante não confundi-la com regime. Por conta da correria, e até da falta de habilidades culinárias, muita gente acaba dando preferência à comida comprada pronta, cheia de aditivos químicos. O Que Tem na Geladeira? vai ajudar o leitor a incluir mais legumes, hortaliças e raízes de um jeito fácil e saboroso no dia a dia”, completa Rita.

 

Apoio científico

A autora traz para o novo livro duas chancelas importantes: da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Universidade de São Paulo (USP). As entidades mantêm um convênio de cooperação com o Panelinha para estimular as pessoas a cozinhar e manter uma alimentação saudável. A USP é representada pelo núcleo da Faculdade de Saúde Pública que coordenou a produção do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde que aponta diretrizes alimentares oficiais para a população do país e que traz uma mensagem simples: “Não se preocupe com nutrientes. Coma comida e evite os ultraprocessados”. Esse documento foi elogiado em todo o mundo e o livro Panelinha – Receitas que Funcionam, publicado pela Editora Senac em 2010, é a única obra brasileira recomendada no Guia.

O Que Tem na Geladeira? é sua sétima publicação de Rita Lobo. Entre seus livros de destaque estão Panelinha: receitas que funcionam (Editora Senac São Paulo); Cozinha PráticaCozinha de Estar e Pitadas da Rita (Panelinha). Ainda no mundo dos livros, como publisher da Editora Panelinha, editou livros de autores brasileiros e estrangeiros, entre eles, Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo.

Se você quiser ter O Que Tem na Geladeira? na sua biblioteca, compre aqui.

Sem comentários

Comentário