contato@foconobemestar.com.br

Rio de Janeiro

Top

Fibra faz bem à saúde

Foco no Bem-Estar / Nutrição  / Fibra faz bem à saúde
fibra

Fibra faz bem à saúde

Você já deve ter ouvido falar da importância de consumir fibras em nossa alimentação, por isso, saiba um pouco mais e não deixe de fora esta poderosa ferramenta para sua saúde.

As fibras são divididas em dois grupos: as solúveis e as insolúveis. E o nosso organismo responde à ingestão de fibra dependendo do tipo consumido e da quantidade de água que ingerimos.

Os benefícios do consumo adequado podem ser observados em diversas situações como controle de peso, bom funcionamento do intestino, redução do colesterol e controle da glicemia.

Para o controle de peso é fundamental o consumo de fibra solúvel, pois em conjunto com a ingestão de água pode aumentar a saciedade. Estas mesmas fibras ajudam também na redução do colesterol do sangue por alteração na sua absorção e síntese pelo fígado e no controle da glicemia, reduzindo a glicose no sangue. Já no caso do intestino, o aumento desta mesma fibra contribui para redução do tempo de trânsito intestinal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é necessário que se consuma mais de 25 g de fibras por dia. Por isso, fique por dentro dos alimentos que são fonte destas e maravilhosas agentes da saúde. Entre eles estão as frutas, as verduras, os legumes e os cereais integrais.

Mas tome cuidado no consumo exagerado, pois elas também podem levar ao aumento da formação de gases no intestino, seguido de distinção e dor, além de poder reduzir a absorção de vitaminas e minerais.

Tenha sempre em mente que as fibras ajudam nosso organismo a funcionarem melhor em conjunto com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulamente.

Sem comentários

Comentário