[mkdf_icon_list_item icon_pack="linear_icons" linear_icon="lnr-envelope" title_font_weight="600" title_font_family="default-font-family" icon_size="15" icon_color="#ffffff" title="contato@foconobemestar.com.br " title_size="11" title_color="#ffffff" space_title_and_icon="" margin_bottom="0px"]
[mkdf_icon_list_item icon_pack="linear_icons" linear_icon="lnr-map-marker" title_font_weight="600" title_font_family="default-font-family" icon_size="15" icon_color="#ffffff" title="Rio de Janeiro" title_size="11" title_color="#ffffff" space_title_and_icon="" margin_bottom="0px"]
[mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://twitter.com/Foconobemestar" target="_blank" margin="7px 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://www.facebook.com/foconobemestar/" target="_blank" margin="0 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://www.instagram.com/foconobemestar/" target="_blank" margin="0 7px 0 0" icon_color="#ffffff"][mkdf_icon icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus_circle" size="mkdf-icon-tiny" custom_size="17" type="normal" icon_animation="" link="https://plus.google.com/109364190293142138470/posts" target="_blank" margin="0 0 0 0" icon_color="#ffffff"]
Top

Confira alguns alimentos saudáveis para consumir no inverno

alimentos saudáveis

Confira alguns alimentos saudáveis para consumir no inverno

A prática de atividades físicas e a ingestão de alimentos saudáveis são fundamentais para se manter bem no inverno

O inverno chegou, trazendo com ele a vontade de comer as delícias que fazem parte do cardápio desta estação do ano. Massas, fondues, caldos, chocolates, vinho e bebidas quentes, entre outras guloseimas. É praticamente impossível resistir a estas tentações.

Embora não seja errado consumir estes alimentos que nos trazem bem-estar, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Paula Macedo, alerta que o consumo inadequado, com exageros e descompensação de calorias e a falta de atividades físicas, além de proporcionar ganho de peso, pode provocar malefícios à saúde física e mental.

“O ideal é que se tenha equilíbrio. Não há necessidade de abdicar de tudo, assumindo uma postura radical, limitando-se e passando vontade. No entanto, a ingestão de tais itens têm de ser realizada em pequenas quantidades, em dias e horários definidos, associada à prática de atividades físicas e ao consumo de alimentos saudáveis, seguidos pela compensação de calorias”.

A nutricionista ressalta que, nos períodos mais frios, é normal sentirmos um pouco mais de fome, visto que o corpo gasta mais energia do que habitualmente. Para manter a temperatura estável e compensar a perda energética, é necessário consumir mais calorias. Mesmo com o aumento do apetite, ela afirma ser possível consumir alimentos saudáveis e com baixas calorias, que podem contribuir para a saúde e ‘alimentar’ o paladar.

Confira alguns alimentos indicados pela nutricionista:

Sopas
Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se preparada com os devidos cuidados. O ideal é que não se utilizem temperos prontos, pois têm uma grande quantidade de sódio e gorduras saturadas, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar as doenças cardiovasculares. As sopas mais adequadas são à base de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga.

Chás
Beber chá propicia vários benefícios à saúde. Antioxidante e cardioprotetor, o chá aumenta o metabolismo. Tanto os chás de sachet quanto os de folhas in natura podem ser consumidos. Os chás verdes, que têm a planta Camellia Sinensis, substância funcional, são essenciais, pois aumentam o metabolismo. No entanto, o excesso de chás pretos deve ser evitado, pois a bebida contém grande teor de cafeína, o que é prejudicial à saúde.

Para um consumo saudável e sem ressalvas, é importante observar, ao ingerir chás naturais, as condições de higiene da planta, comprar somente de fornecedores conhecidos, verificar o estado de conservação da erva e certificar-se de que aquela planta é mesmo a que você procura.

Vinhos
Estudos comprovam que a ingestão moderada de vinho tinto seco reduz o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e demências. Todos esses benefícios estão relacionados a substâncias antioxidantes presentes na uva, que são potencializadas com a fermentação, processo utilizado na fabricação dos vinhos. A indicação é de 150 ml, ou seja, um cálice por dia.

Frutas
As frutas típicas do inverno são: abacaxi pérola, melão, morango e caju. Todas elas são fontes de vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico, principalmente no inverno. Além disso, esse grupo de frutas é rico em fibras que ajudam a controlar o colesterol e a glicemia e favorecem o bom funcionamento intestinal. Uma fatia média de melão contém 19 calorias; nove unidades de morango, 43 calorias; uma unidade de caju, 37 calorias; e cem gramas de abacaxi pérola, apenas 48 calorias.

Canela
A canela tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica, o que facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces. Além disso, ela protege o corpo de doenças respiratórias por conter propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. É indicada para quem sofre de bronquite, está resfriado, tossindo ou possui infecções, como faringite e laringites. Também é indicada em bebidas quentes e sobremesas.

Gengibre
Essa raiz é rica em vitamina C, que favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, cicatrização de feridas, proteção das gengivas e ação antioxidante, contra os radicais livres. O gengibre contém vitaminas B3 e B6, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM, e minerais antioxidantes, como magnésio, selênio e zinco. Ele também pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá, utilizado como tempero e até adicionado a sucos. A recomendação é de um pedaço de dois centímetros, três vezes ao dia, ou então fazer um chá com um pedaço de seis centímetros e tomá-lo três vezes ao dia.

Destilados
O uso de bebidas destiladas, em qualquer estação do ano, não é indicado. Essas bebidas só ofertam calorias vazias, ou seja, não contém nutrientes.

Share
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function wellspring_mikado_get_social_share_html() in /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/post-formats/standard.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/lib/mkd.functions.php(864): include() #1 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/lib/mkd.functions.php(883): wellspring_mikado_get_template_part('framework/modul...', '', Array) #2 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/blog-functions.php(524): wellspring_mikado_get_module_template_part('templates/singl...', 'blog') #3 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/holder.php(10): wellspring_mikado_get_single_html() #4 /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/fra in /home/storage/1/09/8f/foconobemestar/public_html/wp-content/themes/wellspring/framework/modules/blog/templates/single/post-formats/standard.php on line 30